EDP paga mais de 648 mil euros em compensações. Falhas disparam 77%
As compensações recebidas pelos consumidores de electricidade em Portugal por falhas na distribuição de energia dispararam 77% em 2018, para um total de 648 mil euros, de acordo com um levantamento feito pelo “Expresso”, através dos relatórios anuais de qualidade de serviço publicados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Este é o valor mais alto dos últimos oito anos. O montante de compensações mais alto pago pela EDP Distribuição data de 2010 e ascendeu aos 747 mil euros.
Contas feitas, do total de compensações às famílias e empresas, impostas à EDP Distribuição, uma parcela de 491 mil euros foi para a baixa tensão normal, ou seja, clientes domésticos. O restante foi pago a níveis de tensão mais altos, usados por clientes empresariais.
A ERSE explica que a deterioração dos indicadores de qualidade de serviço se ficou a dever a fenómenos como a tempestade Leslie e os incêndios. «Verifica-se que a continuidade de serviço percepcionada pelos clientes das redes de distribuição operadas pela EDP Distribuição se degradou face ao ano anterior, em especial pelo efeito de fenómenos climatéricos extremos, com especial destaque para a tempestade Leslie. Excluindo o efeito dos eventos excepcionais, verifica-se que o desempenho da EDP Distribuição foi semelhante ao do ano anterior», lê-se no mais recente relatório da entidade, publicado esta semana.
Para o cálculo das compensações são consideradas as situações fora do período estabelecido como de «força maior». «Apesar de o serviço ser reposto no mais curto espaço de tempo possível, a rede apresenta fragilidades que só são ultrapassadas nos meses seguintes, com trabalhos de consolidação das infraestruturas. Assim, as avarias nesta segunda fase explicam o incremento das compensações em apreço», explica a EDP Distribuição.
Na Rede Energética Nacional, acrescenta o “Expresso, os incêndios foram apontados como sendo a principal causa dos cortes de abastecimento.