EDP está à procura de startups de energia. Concurso internacional já arrancou

Já arrancou a quinta edição do programa “Free Electrons”, através do qual a EDP espera encontrar soluções inovadoras para melhorar os produtos e serviços que oferece aos clientes.

Podem participar startups de todo o Mundo com projetos e negócios nas áreas da energia limpa, gestão e eficiência energética, soluções para o cliente, redes inteligentes e comunidades energéticas, armazenamento de energia, acesso à energia, mobilidade, resiliência do cliente e dos serviços públicos, gestão de instalações e bens, soluções de arrefecimento ou conectividade.

As inscrições estão abertas até 29 de março, sendo que as startups selecionadas terão oportunidade de participar num programa de oito meses que as coloca em contacto com algumas das maiores utilities do setor energético. Além da EDP, também as empresas Ausnet Services (Austrália), DEWA (Dubai), ESB (Irlanda), E-ON (Alemanha), Origin Energy (Austrália), SP Group (Singapura), TEPCO (Japão), American Electric Power (EUA) e a CLP (Hong Kong) fazem parte do consórcio responsável por promover o “Free Electrons”.

A final da competição está marcada para novembro, sendo que a startup vencedora receberá um prémio no valor de 200 mil dólares. Desde a primeira edição, já foram investidos mais de 100 milhões de dólares em pilotos e negócios com startups que participaram na iniciativa.

A EDP está neste momento a trabalhar com sete startups que participaram na última edição do “Free Electrons”: a Vyntelligence, que venceu a competição em 2020, mas também a NET2GRID, a Chargetrip, aEnergyX, a FlexiDAO, a Soraytec e a Tesselo.

Em comunicado, a empresa informa ainda que investiu nas startups Tesselo, Vyntelligence e Net2Grid através da EDP Ventures.

Ler Mais





Comentários
Loading...