Economia alemã prevê rápida recuperação no verão
A atividade comercial na Alemanha atingiu um pico de crescimento em maio, com a evolução positiva da pandemia de covid-19 e a quebra de contágios a antecipar uma rápida recuperação no verão.
Numa altura em que ainda várias empresas reportam constrangimentos e dificuldades no processamento das entregas, o índice Ifo sobre o clima de negócios subiu para 99,2, uma leitura em alta, em relação aos 96,6 revistos no mês passado, e que superou inclusivamente a previsão de 98,2 apresentada por analistas da Reuters.
“A economia alemã está a ganhar velocidade”, observou o presidente do Ifo, Clemens Fuest, aquando da divulgação dos números recentes.
Os dados recolhidos no mesmo estudo, que envolveu cerca de de nova mil empresas de serviços, comércio e construção, permitiram apurar que as empresas estão mais satisfeitas com a sua situação atual e otimistas em relação aos próximos seis meses.
Segundo Klaus Wohlrabe, outros dos economistas do Ifo, perspetiva-se uma taxa de crescimento trimestral de 2,6% de abril a junho e de 2,8% de julho a setembro.
De acordo com informação divulgada esta terça-feira pelo Federal Statistics Office, no primeiro trimestre o PIB contraiu 1,8% no trimestre e 3,1% no ano, leituras significativamente mais fracas do que a média da zona do euro.