E3-A AWACS: O avião sentinela da NATO que vai sobrevoar Madrid nos próximos três dias

A reunião magna da Aliança Atlântica acontece na capital espanhola entre os dias 28 e 30 de junho, um evento em que se espera que as medidas de segurança sejam fortes, numa altura de grande tensão geopolítica.

Em todas as reuniões da NATO, o espaço aéreo é vigiado por aviões de controlo e vigilância da própria aliança, que dispõe de duas unidades especialmente dedicadas a esse tipo de missão, conta o jornal espanhol ‘ABC’. Uma está estacionada na Alemanha, onde conta com 14 aviões E-3A Sentry, fabricados pela Boeing. A outra situa-se no Reino Unido, onde estão baseadas seis aeronaves E-3D, também da mesma marca.

O mesmo periódico diz que todos esses aviões estão registados como pertencendo ao Luxemburgo, um Estado-membro da NATO que não dispõe de uma Força Aérea própria.

Com o aumento das tensões geopolíticas na Europa, e também no mundo, e com cenários de possíveis incidentes de segurança na capital de Madrid a não poderem ser afastados completamente, a NATO vai colocar em campo um dos seus aviões E3-A Sentry, que descreve como “os olhos no ceú”, e que é parte do sistema de alerta e controlo aéreo da Aliança Atlântica, AWACS. Essa “sentinela” irá reforçar as ações de vigilância dos jatos F-18 e Eurofighters e dos helicópteros espanhóis NH90.

O E3-A Sentry que estará a sobrevoar os céus madrilenos está munido de um radar com um raio de cerca de 400 quilómetros, que chegará da base alemã e depois partirá da base de Torrejón de Ardoz para a capital espanhola, segundo aponta o ‘El Español’. Esse periódico conta também que a NATO tem planos para substituí-los por novos modelos, mas, por agora, são o melhor que a aliança tem ao seu dispor.

O E-3A Sentry é pilotado por dois operacionais, mas tem capacidade para transportar uma tripulação de até 35 pessoas, e está dotado de um radar com nove metros de diâmetro, instalado na parte traseira do avião, que gira seis vezes por minuto para detetar atividades suspeitas e potencialmente hostis. Essa aeronave tem capacidade para voar durante oito horas e meia se necessidade de reabastecimento, a uma altitude de 10 quilómetros e a uma velocidade de até 853 km/hora. Se for necessário reabastecer, o E-3A pode fazê-lo em pelo voo, sem ser preciso tocar o solo.

Conta o ‘El Español’ que desde a anexão da Crimeia pela Rússia, em 2014, os E-3A têm tido como principal missão a vigilância do espaço aéreo da Letónia, para monitorizar as movimentações das tropas russas na Ucrânia, tendo já realizado mais de mil voos sobre a região.

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