“É um dever cívico descarregar a aplicação StayAway Covid”, diz Costa

“É um dever cívico descarregar a aplicação StayAway Covid e sinalizarem se vierem a serem positivos”, afirmou o primeiro-ministro, António Costa, na sessão de apresentação pública da aplicação portuguesa de rastreio digital, que teve lugar no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), pelas 10h da manhã desta terça-feira.

“Temos de aprender a viver com o vírus”, lembrou Costa, sublinhando a importância do cumprimento das regras de higiene e de saúde, desde o uso de máscara ao distanciamento social. Neste sentido, “esta aplicação é mais um instrumento e é mais uma ferramenta da maior responsabilidade”, continuou.

O primeiro-ministro também informou que já tinha descarregado a app e que não tinha estado perto de pessoas com um elevado risco de contágio – uma informação dada pela aplicação.

“Este é um esforço pequeno, mas fundamental para podermos ajudar a travar esta pandemia enquanto a vacina não chega”, acrescentou António Costa.

A Stayaway Covid é gratuita, anónima e voluntária, e destina-se a detectar potenciais exposições a pessoas infectadas com o novo coronavírus. A aplicação foi desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC-TEC).

“Hoje só temos esta aplicação em concreto porque durante muitas décadas muita gente estudou e preparou muito do conhecimento que está na base desta aplicação”. “É, por isso, gratificante sabermos que este ano a União Europeia nos classificou na primeira divisão dos países considerados altamente inovadores”, disse ainda na sessão de apresentação da app.

Ler Mais