É seguro viajar ou deve cancelar as férias? Autoridades britânicas alertam turistas para incêndios em Portugal

Portugal está a ser afetado pelos incêndios florestais, pelo que é normal os turistas que pretendam visitar o país tomem diversas precauções: de acordo com a publicação britânica ‘The Times’, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido deixou alguns conselhos aos visitantes do nosso país.

Embora as autoridades portuguesas considerem atualmente seguro viajar, os turistas devem estar cientes da situação e seguir as orientações locais sobre segurança e evacuações.

O Aeroporto de Faro, na costa sul da região do Algarve, está a operar voos normalmente – já os fornecedores de férias organizadas e as companhias aéreas que operam no Algarve não anunciaram quaisquer cancelamentos devido aos incêndios florestais, embora tenham indicado que estão a acompanhar a situação de perto.

De acordo com um porta-voz do BA Holidays à publicação britânica, o “nosso hotel mais próximo fica a aproximadamente 60 quilómetros dos incêndios. Estamos constantemente a monitorizar e avaliar os incêndios com as nossas equipas globais”.

E por onde podem andar os turistas, ou seja, onde Portugal não está a ser afetado?

A maior parte de Portugal não foi afetada pelos incêndios, incluindo a popular cidade do Porto e o Vale do Douro circundante, e o litoral central ao sul de Lisboa, como Setúbal e Santo André. Os visitantes de Coimbra e Évora também ficarão bem longe das áreas afetadas.

Posso obter um reembolso se optar por não ir?

Se os turistas em Portugal optarem por cancelar as férias, não há garantia de que serão reembolsados. Atualmente, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido não desaconselha viagens ao país, portanto, é improvável que as operadoras de turismo e as companhias aéreas cancelem ou reembolsem as férias. Se optar por não viajar, a companhia aérea não é obrigada a reembolsar clientes que cancelam voos devido a circunstâncias fora do controle da companhia aérea.

Qual é o conselho de viagem do ministério?

O ministério não mudou os seus conselhos sobre viagens a Portugal, mas incluiu avisos padrão sobre incêndios florestais no verão no país.

“Os incêndios florestais são altamente perigosos e imprevisíveis. As autoridades portuguesas podem evacuar áreas e fechar estradas por razões de segurança. Deve familiarizar-se com os procedimentos locais de segurança e emergência, seguir os conselhos das autoridades portuguesas e ligar para os serviços de emergência no 112 se vir um incêndio florestal”, apontou.

Ler Mais