E se a rainha despedisse Boris Johnson?

Poderá haver uma solução para o Brexit sem acordo: políticos determinados em impedir os planos de Boris Johnson poderão ter encontrado na Constituição do Reino Unido uma forma de expulsar o primeiro-ministro do cargo. Segundo aponta a Bloomberg, o “truque” confia à rainha Elizabeth II a tarefa de despedir Boris Johnson.

As fontes da agência noticiosa indicam que uma medida designada “Humble Address” poderá ser utilizada para dizer adeus a Boris Johnson, num processo que demora apenas um dia. Isto caso o primeiro-ministro se recuse, no dia 19 de Outubro, a enviar uma carta à União Europeia a solicitar que o Brexit seja atrasado por mais algumas semanas.

“Humble Address” é uma mensagem da House of Commons dirigida à rainha, enquanto líder do Estado e responsável pela Constituição. Segundo a Bloomberg, este método era mais utilizado durante a Era Vitoriana, mas também já serviu, mais recentemente, para forçar o Governo a revelar detalhes sobre o plano de saída da União Europeia.

Neste caso, a ideia é usá-lo para pedir à rainha para nomear outro membro do Parlamento Britânico para a cadeira de primeiro-ministro e formar um novo Governo. Porém, alerta outra fonte da agência noticiosa, há também quem diga que o “Humble Address” não pode ser usado desta forma.






Comentários
Loading...