“É possível que acabe”: Especialista da OMS reunidos para decidir fim da emergência global da Covid-19

Um painel de especialistas de todo o mundo da Organização Mundial de Saúde (OMS) está reunido esta quinta-feira para decidir se a Covid-19 permanece uma emergência de saúde global, de acordo com as regras do organismo, um estatuto que tem ajudado a manter o foco internacional no combate à pandemia.

O nível mais alto de alerta da OMS foi concedido à Covid-19 a 30 de janeiro de 2020, e o painel tem reavaliado o estatuto a cada três meses.

Mantendo-se na última reunião do painel de especialistas, no entanto foram vários os países que, nos últimos meses, têm levantado os estados de emergência devido à pandemia. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus já afirmou esperar que a emergência internacional da Covid-19 acabe este ano.

Ainda não haverá consenso sobre o que o painel decidirá esta quinta-feira, segundo fonte próxima dos conselheiros do organismo relata à Reuters. No entanto, as perspetivas parecem ser positivas.

“É possível que a emergência acabe [já], mas é de importância crítica comunicar que a Covid-19 continua a ser um desafio de saúde pública complexo, adianta Marion Koopmans, virologista que integra o painel da OMS.

Uma fonte próxima das negociações afirma que levantar o estatuto de emergência global da Covid-19 poderia impactar os fundos globais de combate à doença e os esforços de cooperação internacionais. Outra adianta que a imprevisibilidade do vírus, que se mantém, torna a decisão difícil.

Ler Mais





Comentários
Loading...