É oficial: Já pode trocar a botija de gás em qualquer ponto de venda
A troca da botija de gás vazia por uma nova passa a poder ser feita em qualquer ponto de venda independentemente da marca, sem custos adicionais para os consumidores. A medida, que foi aprovada em Conselho de Ministros no início do ano passado, recebeu agora luz verde da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
O regulamento estipula que os comercializadores retalhistas – postos de venda – e os comercializadores grossistas – empresas que fornecem os postos de venda de gás engarrafado – “estão obrigados a receber em troca garrafas de gás de marca comercial diferente das que comercializam”, refere o regulador em comunicado.
Deste modo, “um consumidor final poderá, no mesmo posto de venda – seja comércio tradicional, grandes superfícies ou postos de abastecimento de combustível – comprar uma garrafa de gás cheia e devolver uma garrafa usada equivalente, mesmo que seja de outra marca comercial”, acrescenta a ERSE.
“O objetivo é fomentar a concorrência na comercialização de botijas de gás através de um modelo que permita a troca, a recolha e a armazenagem de garrafas usadas e posterior levantamento pelos respetivos proprietários, de uma forma transparente e não discriminatória, independentemente das marcas comercializadas”, pode ler-se no mesmo documento.
Atualmente, são cerca de 50 mil os pontos de venda de garrafas de gás existentes em Portugal. O número vai agora aumentar e quem fica a ganhar é o consumidor.
- Pode consultar aqui o documento da ERSE