E-mail enviado por Elon Musk aos funcionários diz que SpaceX pode estar em “risco de falência”
“Corremos um risco real de falência se não conseguirmos que a Starship voe pelo menos uma vez a cada duas semanas no ano que vem”, são as palavras que Elon Musk terá escrito num e-mail interno para funcionários da sua empresa.
De acordo com o ‘El Confidencial’, a mensagem do fundador da Tesla foi enviada depois de ter sabido da existência de uma “crise de produção” do novo motor Raptor, que é “muito pior do que parecia há algumas semanas”.
O referido e-mail, ao qual a Space Explored teve acesso, deixa claro que Musk se deparou com problemas inesperados após a saída do ex-chefe do motor da SpaceX, no passado dia 22 de novembro devido à “falta de progresso” na produção do Raptor para a Nave Estelar.
A situação é “um desastre”
Musk, que é também o engenheiro-chefe da empresa, tem em curso uma operação de emergência para tentar resolver esses problemas: “Infelizmente, a crise de produção do Raptor está muito pior do que parecia há algumas semanas”, diz Musk.
“Como estivemos a investigar os problemas após a saída de dirigentes anteriores, infelizmente revelaram-se muito mais sérios do que o relatado anteriormente”, continuou, sublinhando que teve de cancelar os seus planos para o fim de semana fora em muito tempo para se dedicar à situação.
O negócio depende da Starship
“Se não conseguirmos Raptors confiáveis o suficiente para construir, não poderemos voar com a Starship, o que significa que não seremos capazes de lançar o satélite Starlink V2 (o Falcon não tem o volume ou massa em órbita necessária para o satélite V2). O satélite V1, por si só, é financeiramente fraco, enquanto o V2 é forte”, explica ainda Musk, que refere que ter a versão 2 do Starlink em órbita é crucial.