“É extremamente difícil acreditar” que o Estado Islâmico poderia realizar ataque em Moscovo, garante responsável russa

Maria Zakharova, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, salientou esta quarta-feira que é “extremamente difícil de acreditar” que o Estado Islâmico teria a capacidade de lançar o ataque a uma sala de concertos de Moscovo na passada sexta-feira, que matou 140 pessoas.

Num encontro com os jornalistas, Zakharova reforçou as acusações de Moscovo, que apontam que Kiev está por trás do atentado, o mais mortal na Rússia dos últimos 20 anos. O Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelo massacre e os serviços de Inteligência dos Estados Unidos garantiram ter sido realizada pelo ramo afegão da rede, ISIS-Khorasan. A Ucrânia negou repetidamente que tenha algo a ver com o ataque.

“A fim de afastar as suspeitas do Ocidente coletivo, eles precisavam urgentemente de chegar a algo, então recorreram ao ISIS, tiraram um ás da manga e, literalmente, algumas horas após o ataque terrorista, os media anglo-saxónicos começaram a disseminar precisamente estas versões”, acusou Zakharova, salientando que esta ‘pressa’ era uma forma de desviar a culpa da Ucrânia e os seus aliados ocidentais.

Maria Zakharova indicou ainda que alguém do lado ucraniano preparou “uma janela” para os terroristas na fronteira antes de estes serem capturados no oeste da Rússia, na noite da passada sexta-feira. No entanto, de acordo com o líder bielorrusso Alexander Lukashenko, os atiradores inicialmente tentaram atravessar o seu país antes de virarem e se dirigirem para a Ucrânia, depois de terem percebido que as travessias para a Bielorrússia tinham sido seladas.