Duas startups portuguesas chegam à final do programa de empreendedorismo da Prio

O Prio Jump Start 2021 já elegeu as sete startups finalistas que terão oportunidade de lutar pelos primeiros lugares neste programa internacional de empreendedorismo e duas delas são portuguesas. Por um lado, surge a Brands & Ninjas, cuja plataforma de DaaS (dados como serviço) baseada em crowdsourcing permite às marcas avaliar a sua presença no ponto de venda, em tempo real. Por outro, a CarBio-Solo, que trabalha para compensar as emissões de gases com efeito de estufa através da fixação do carbono no solo.

«Há muitos programas de empreendedorismo por esse mundo fora, mas o nosso é, de facto, diferente. Não queremos só premiar a inovação, queremos implementá-la na nossa cadeia de valor», comenta Cristina Correia, diretora de Inovação da Prio.

Segundo a mesma responsável, o Jump Start permite à energética ajudar a desenvolver novas tecnologias nas áreas da sustentabilidade, transformação digital e transição energética «com impacto real na sociedade e no ambiente».

Além de ser um programa de aceleração, o Jump Start possibilita que três startups vencedoras recebam, pelo menos, 10 mil euros para desenvolver e testar as suas soluções em ambiente real, na Prio. A empresa assegura acompanhamento e sinergias.

A grande final está marcada para 17 de setembro e contará também as startups Edgetier (Irlanda), H2Site (Espanha), SmartMonkey (Espanha), ReFuel Solutions (Itália) e UCapture (EUA).