Drones ucranianos ‘de tostões’ derrotam tanque russo ‘de milhões’: vídeo mostra ataque a T-90, tido como o melhor do mundo

O exército ucraniano utilizou três drones chineses baratos, equipados com explosivos, para destruir um tanque russo T-90 avaliado em 4,5 milhões de dólares (cerca de 4,2 milhões de euros), segundo se pode ver num vídeo publicado pelas Forças Armadas da Ucrânia (AFU) divulgado esta segunda-feira. Moscovo anunciou que o seu tanque T-90 é o melhor do mundo, imune a quase qualquer ameaça no campo de batalha.

Os operadores, que servem na 3ª Brigada de Assalto da AFU, terão utilizado quadricópteros civis de 500 dólares (467 euros) nos ataques que ocorreram no setor oriental de Bakhmut. O vídeo editado de um minuto não tem data, mas de acordo com a 3ª Brigada o combate ocorreu no início de agosto.

No vídeo começa-se por ver o tanque russo T-90A a disparar o seu canhão contra posições ucranianas e, em seguida, a ser atingido na secção traseira da sua torre, que é relativamente blindada. Surge um operador que alegou que a arma atingiu o ainda mais vulnerável motor traseiro do tanque, o que provocou o surgimento de fumo branco.

Numa segunda secção do vídeo pode ver-se um ataque mais poderoso na parte traseira esquerda da torre do tanque, uma bola de fogo e pedaços de equipamento amarrados ao veículo lançados a mais de 10 metros de altura devido à explosão.

O ataque dirigiu-se pelo menos 2 quilómetros antes de parar numa pequena área arborizada com pouca cobertura superior, onde a tripulação salta do T-90 e corre para as árvores. Um texto em vídeo afirma que o tanque foi “reduzido a sucata”.

De acordo com estimativas oficiais do exército ucraniano, a Rússia desde o seu ataque à Ucrânia em fevereiro de 2022 perdeu 4.650 tanques. No início da guerra, os analistas militares estimavam geralmente que os militares russos tinham cerca de 3.300 tanques de batalha principais do final da Guerra Fria ou do início dos anos 2000 atribuídos a unidades de combate, e algo entre 8.000 e 10.000 armazenados.

De acordo com o grupo analítico independente Oryx, o uso russo do tanque T-90 tem sido limitado. Um total de 79 tanques T-90 de várias modificações foram confirmados destruídos ou capturados pela AFU, garatiu o Oryx.

Ler Mais





Comentários
Loading...