Drogas, 3 carros, dinheiro e bilhetes para o futebol: O que apreendeu a PSP nas buscas que levaram à detenção de Madureira?

PSP deteve 12 pessoas, incluindo o líder da claque Super Dragões, Fernando Madureira, no âmbito de um processo que investiga os incidentes ocorridos durante uma Assembleia Geral do FC Porto, segundo confirmou a Procuradoria-Geral Distrital do Porto (PGDP).  Em comunicado, o dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto (COMETPOR), indica alguns detalhes da ‘Operação Pretoriano’, como foi designada, tais como as apreensões feitas.

“No âmbito de inquérito dirigido pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto, e já comunicado pela Procuradoria Geral da República, o dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto (COMETPOR), através da Divisão de Investigação Criminal, com o apoio da Unidade Especial de Polícia e demais valências policiais, no dia de hoje, desencadeou uma operação policial que visou a identificação e detenção dos autores dos ilícitos em foco, bem como apreensão de meios de prova”, indica a PSP na referida nota.

As autoridades explicam que a investigação foi iniciada no ano passado, na sequência dos factos ocorridos no dia 13 de novembro de 2023, aquando da realização da Assembleia Geral Extraordinária do Futebol Clube do Porto.

Ficou determinada uma “ação conjugada no sentido de devolver às instituições e aos cidadãos a sua liberdade de decisão e, promover ainda, que o sentimento de impunidade e insegurança seriam restaurados no âmbito desta realidade desportiva e não só”, clarifica o COMETPOR.

Assim, assinala esta força de segurança, foram detidas 12 pessoas, 11 homens e uma mulher, entre os quais Fernando Madureira e a mulher, Sandra, Vítor Catão, adepto do FC Porto e antigo presidente do São Pedro da Cova, e um funcionário do FC Porto.

A PSP dá ainda conta das seguintes apreensões, feitas no âmbito de cerca de uma dezena de buscas na zona do Grande Porto:

• equipamentos eletrónicos e demais documentos de interesse para a investigação em causa;
• estupefacientes vários, nomeadamente Cocaína e Haxixe;
• 03 veículos automóveis;
• vários milhares de euros;
• 01 arma de fogo;
• artefactos pirotécnicos;
• mais de uma centena de ingressos para eventos desportivos.

A PSP termina, indicando que os 12 detidos na Operação Pretoriano vão amanhar ser presentes a juiz para primeiro interrogatório judicial.

Ler Mais