Dono da Zara faz doação de 100 milhões de euros para apoiar vítimas e afetados pela depressão DANA
Amancio Ortega anunciou esta segunda-feira a doação de 100 milhões de euros para apoiar as vítimas e os afetados pela depressão DANA, que tem abalado a Comunidade Valenciana desde a passada terça-feira.
Em comunicado, a fundação do dono da Zara explicou que a forma de canalizar esta ajuda é a criação de um fundo dotado com este valor, que “é colocado à disposição dos serviços sociais dos municípios afetados pelo DANA”, com o objetivo de apoiar cidadãos nas suas necessidades mais imediatas.
“A fundação trabalhará com as administrações competentes para que a ajuda seja canalizada para os afetados da forma mais ágil, rápida e eficaz”, acrescentou a entidade filantrópica, citada pelo jornal espanhol ‘El Confidencial’.
O fundador da Inditex, holding proprietária da Zara, repete assim o exemplo que deu quando eclodiu a pandemia da Covid-19 – em março de 2020, mobilizou rapidamente a compra de material médico, que doou a hospitais e centros de todo o país. Nos primeiros seis meses da pandemia doou 47,5 milhões de euros, utilizados para adquirir respiradores para unidades de cuidados intensivos, equipamentos de proteção, kits de deteção do coronavírus e equipamentos complementares.
A Fundação Amancio Ortega nasceu em 2001 com o objetivo de se focar em projetos de educação e assistência social. Assim, por exemplo, tem um programa anual de bolsas para estudantes espanhóis nos Estados Unidos ou várias iniciativas de apoio a hospitais, pessoas com deficiência, centros de idosos ou centros de dependência.
Desde a sua criação, a fundação doou perto de 1,5 mil milhões de euros em projetos já executados, e comprometeu mais 682,5 milhões de euros em iniciativas que decorrem até 2028.