Donald Trump preso? Imagens geradas por inteligência artificial viralizam nas redes sociais

Nas redes sociais estão a circular fotografias do ex presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, a ser preso geradas por inteligência artificial (IA) que parecem completamente reais, tendo muitos acreditado na sua veracidade.

Apesar de parecerem verdadeiras, as imagens foram uma brincadeira feita pelo jornalista Eliot Higgins, através de programas que dispõem da ferramenta Midjourney, utilizada para este género de simulações, que permite, após analisar todas as fotografias sobre um determinado tema, transformá-las conforme os pedidos do utilizador, porém, com imperfeições.

Após os relatos, da semana passada, de que o antigo líder dos EUA seria preso na terça-feira, o fundador e diretor criativo do consórcio de notícias de investigação Bellingcat, partilhou no Twitter o resultado de uma experiência que fez online.

“O principal candidato republicano e ex-presidente dos EUA será preso na terça-feira”, frisou Donald Trump ao referir-se a si próprio, no passado sábado, apelando aos seus apoiantes: “Protestem, recuperem a nossa nação”, na sequência de uma possível acusação por comprar o silêncio de uma atriz de filmes pornográficos antes das eleições de 2016.

Nas fotografias, partilhadas numa publicação no Twitter, aparece Trump a ser detido por vários agentes de autoridade, com alguma violência, acompanhada pela mensagem: “A fazer fotografias de Trump a ser preso enquanto aguardo que seja mesmo preso”.

Embora já seja público que as imagens não são verdadeiras, desde o dia em que foram publicadas, na segunda-feira, muitos meios de comunicação social investigaram a sua veracidade. Perante as dúvidas, o seu autor explicou que existem vários detalhes que permitem chegar à conclusão de que são criadas e não reais.

“As imagens de Trump a ser preso mostra como as ferramentas de Inteligência Artificial podem ser tão boas e más. Numa das imagens, Trump tem três pernas e um cinto de polícia”, comentou Eliot Higgins, citado pela AP, ao acrescentar: “Parti do princípio que as pessoas iam perceber que Trump tem duas e não três pernas, mas isso não impediu que muitos pensassem tratar-se de fotografias reais, o que mostra de alguma forma a falta de habilidade de pensamento crítico do nosso sistema educacional”.

Foram ainda divulgadas, pelo mesmo autor, outras fotografias em que o antigo presidente dos Estados Unidos aparece noutras situações que nunca aconteceram, contudo não param de ser compartilhadas pelos utilizadores do Twitter.

Também na semana passada uma fotografia falsa do presidente de França, Emmanuel Macron, no meio dos protestos contra a idade da reforma ficou viral.

Ler Mais





Comentários
Loading...