Dona do Facebook vai investir 9,5 mil milhões de euros para instalar 40.000 km de cabos submarinos de fibra ótica
A Meta, empresa responsável por plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp, planeia anunciar no início do próximo ano um ambicioso projeto para instalar mais de 40.000 quilómetros de cabos submarinos de fibra ótica. Este será o primeiro sistema global deste tipo totalmente privado e poderá representar um investimento superior a 10 mil milhões de dólares (9,5 mil milhões de euros).
O plano prevê que a rota dos cabos conecte a costa leste dos EUA à Índia, passando pela África do Sul, e que depois se estenda até à Austrália e retorne à costa oeste americana, revela o ‘TechCrunch’. Atualmente, nenhuma outra gigante tecnológica possui um sistema de cabos submarinos completamente privado, embora empresas como Google, Amazon e Microsoft tenham participações em projetos similares.
Além de melhorar o suporte ao tráfego das suas plataformas, este investimento pode reduzir a dependência da Meta das telecomunicações e protegê-la de ameaças geopolíticas. Recentemente, cortes em cabos na Europa e alertas de autoridades americanas sobre riscos de interferência chinesa reforçaram a urgência de iniciativas deste género.
Contudo, o projeto enfrenta obstáculos significativos. Segundo Ranulf Scarborough, especialista na área, “há uma oferta limitada de navios especializados na instalação de cabos, que estão reservados com anos de antecedência”.
A Meta também está a projetar a rota dos cabos para evitar zonas de tensão geopolítica. A empresa tem como objetivo mitigar impactos de conflitos internacionais e garantir maior segurança para o seu vasto ecossistema digital, responsável por 22% do tráfego móvel global.