Dona da Dove e da Knorr vende operações na Rússia após pressão de ativistas que a acusam de apoio à guerra na Ucrânia

A Unilever anunciou a venda das suas operações na Rússia ao Arnest Group, uma fabricante local de perfumes e cosméticos. A decisão surge após uma crescente pressão de ativistas que alegaram que a presença da Dove e da empresa no país estava a apoiar a guerra na Ucrânia

O Arnest Group, detido pelo empresário russo Alexey Sagal, adquiriu o controlo da Unilever Rus, que inclui quatro fábricas e interesses na Bielorrússia. O grupo já havia comprado as operações da cervejeira Heineken no país no ano passado. A Unilever Rus, que emprega cerca de 3.000 funcionários, é responsável pela produção de marcas como Dove, Axe, Domestos e Knorr, revela o ‘The Guardian’.

A multinacional enfrentou duras críticas e pressões para vender a sua subsidiária desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022. Muitos acusavam a Unilever de não ter agido rapidamente, como outras multinacionais britânicas que abandonaram o país.

Embora os termos financeiros do acordo não tenham sido divulgados, fontes indicam que a venda poderá valer mais de 500 milhões de euros.

Hein Schumacher, presidente-executivo da Unilever, declarou que a empresa estava a preparar cuidadosamente o negócio russo para uma venda desde o ano passado, processo que envolveu a separação das plataformas de TI e cadeias de abastecimento, além da transição de marcas para o alfabeto cirílico.

Desde março de 2022, a Unilever tinha interrompido as importações e exportações para a Rússia, assim como todos os gastos com publicidade. No entanto, continuava a fabricar e vender produtos considerados “essenciais”, como champôs e gelados, o que gerou um pagamento de 331 milhões de dólares em impostos à Rússia em 2022.

A pressão sobre a empresa intensificou-se quando, em julho, o governo ucraniano a classificou como “patrocinadora internacional de guerra”, devido à obrigação imposta pela Rússia a grandes empresas de contribuírem financeiramente para o esforço de guerra.

O grupo de ativistas Ukraine Solidarity Project (USP) foi uma das vozes mais críticas, organizando ações em Londres, incluindo a instalação de um outdoor com imagens de soldados ucranianos feridos, numa paródia aos anúncios da marca Dove.

Diversas marcas ocidentais, como McDonald’s e Heineken, já venderam as suas operações na Rússia a operadores locais. Outras, como a cervejeira Carlsberg, viram os seus negócios serem assumidos pelo estado russo durante o processo de venda.

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