Dona da Cortefiel e Springfield vítima de ataque informático. Cibercriminosos pedem 800 mil euros de resgate

A Tendam, grupo espanhol dono de marcas como Cortefiel e Springfield, confirmou ter sido alvo de um ciberataque. O incidente ocorreu na quinta-feira passada, quando hackers roubaram mais de 720 gigabytes de informações da empresa, exigindo um resgate de 800 mil euros para evitar a divulgação dos dados.

A empresa afirmou que está a realizar uma análise detalhada para determinar a extensão da violação de segurança. Não se descarta a possibilidade de que os dados comprometidos incluam informações de clientes. Embora o ataque tenha afetado algumas operações, a empresa garantiu que o impacto foi limitado e que as suas lojas continuam funcionando normalmente, revela o ‘El País’.

Este ataque pode ter repercussões nos 80 países onde a Tendam opera, através de mais de 1.800 pontos de venda, incluindo lojas próprias, e-commerce e franquias. A empresa também possui escritórios comerciais em toda a Europa, México, além de centros internacionais em Hong Kong, Índia e Bangladesh.

O ransomware, tipo de ataque usado contra a Tendam, tem sido uma das ameaças cibernéticas mais comuns nos últimos anos, visando extorquir dinheiro de grandes corporações. Através de métodos aparentemente simples, como e-mails fraudulentos com links ou anexos maliciosos, os hackers conseguem tomar o controlo dos sistemas das empresas. Em resposta, a Tendam informou que seguiu seus protocolos de segurança, encerrando os sistemas internos de forma controlada e isolando os equipamentos afetados.

A Tendam junta-se a uma lista crescente de grandes empresas recentemente vítimas de ataques cibernéticos. Em maio, o Banco Santander e a Iberdrola também relataram violações de segurança, que afetaram milhares de clientes.






Comentários
Loading...