Do ouro negro ao ouro branco: Como é que os campos de petróleo podem alimentar os carros elétricos?

A possibilidade de carros com motor a combustão e elétricos partilharem um recurso comum está a tornar-se cada vez mais concreta. A extração industrial de lítio a partir de campos de petróleo está prestes a ser uma realidade, aproveitando assim dois recursos essenciais para a mobilidade a partir do mesmo poço.

Apesar da procura por petróleo ainda ser elevada, a procura por lítio tem crescido exponencialmente nos últimos anos, impulsionada pela ascensão dos veículos elétricos e pela utilização crescente de baterias de iões de lítio.

Recentemente, um estudo da Reserva Federal de Dallas revelou que as formações de petróleo e gás contêm frequentemente salmouras ricas em lítio. A Formação Smackover, que se estende desde o leste do Texas até à Flórida, é o foco principal da exploração, com a presença de concentrações de carbonato de lítio que podem chegar a 95%, revela o ‘elEconomista’.

Enquanto os projetos mais avançados decorrem nos EUA, especialistas chineses publicaram um artigo sobre a extração de lítio a partir de salmouras de campos petrolíferos, considerando esta prática crucial para dar resposta à crescente procura global nas próximas décadas. Empresas como a ExxonMobil e a Standard Lithium, em parceria com a Equinor, já manifestaram a intenção de iniciar a produção comercial de lítio na região.

A tecnologia utilizada na extração de lítio da Formação Smackover difere da convencional. Em vez de depender de grandes lagoas de evaporação, as empresas pretendem implementar a extração direta de lítio (DLE), que promete maior eficiência. Apesar dos desafios iniciais na comercialização, os avanços tecnológicos trazem esperanças de que a produção em larga escala possa ser viável.




Comentários
Loading...