Do mais territorial ao mais venenoso: Quais são os animais mais perigosos do mundo?

Seja por medo, por asco ou nojo, há alguns animais que causam ‘arrepios’ a algumas pessoas só de pensarem neles. Na grande maioria dos casos, os receios não são justificados mas, em alguns específicos, podemos estar perante alguns dos animais mais perigosos do mundo.

Determinar este nível de ‘perigosidade’ é complicado, até porque depende de vários fatores e motivos que tornam alguns animais em maiores ‘ameaças’ perante um humano.

Segundo o portal howstuffworks, para além dos animais que são perigosos por serem naturalmente agressivos ou territoriais, há também que ter em conta aqueles que são os mais venenosos ou os que propagam mais doenças.

Qual o mais venenoso?
Até pode pensar em cobras, escorpiões ou outros ‘bichos’ que dão pesadelos a muita gente mas, na realidade, um dos animais mais venenosos do mundo é uma espécie de búzio. O molusco gastrópode ‘Conus geographus’, que mede apenas 15 centímetros, é a mais venenosa das 500 espécies conhecidas desta classe de invertebrados.

Vive nos recifes de coral do Índico e Pacífico e a sua perigosidade reside no facto de não haver antídoto para o veneno que produz. O único tratamento que existe para a sua picada é tentar manter a vítima viva à medida que as toxinas do veneno vão sendo eliminadas pelo organismo. Segundo a National Geographic, esta espécie é responsável por algumas dezenas de mortes todos os anos.

Mas há outra espécie que vive no mar ainda mais perigosa, e que chega a matar uma centena de pessoas por ano: ‘chironex fleckeri’, alforreca conhecida como a ‘vespa do mar’. Com muitos casos de ataques registados na costa da Austrália, é nas Filipinas que se registam mais mortes devido ao animal: até 40 por ano.

Qual o mais agressivo?
Talvez seja surpreendido, mas são os crocodilos: nem precisam que sejam provocados para atacar. Um ser humano que se aproxime é motivo suficiente para que um destes répteis tente matar.

O facto de terem a dentada mais forte de qualquer animal não os torna mais simpáticos. Os de água salgada, que vivem no Indo-Pacífico são considerados os mais perigosos, no entanto são os do rio Nilo os que mais atacam humanos todos os anos. O melhor é manter sempre a distância ou evitar locais onde os crocodilos são comuns.

Qual o mais territorial?
Não queira cruzar caminho com um hipopótamo! É este o animal mias territorial, a ponto de colocar séria ameaça ao ser humano, caso este invada o seu espaço. Antes de viajar para um país que tenha um destes animais, tenha em consideração a força e resistência deste animal, capaz até de virar barcos.

A National Geographic assinala que os hipopótamos matam cerca de 500 pessoas por ano.

Qual o que transmite mais doenças?
Por ter tamanho pequeno pode passar por inofensivo, mas o mosquito é um dos animais mais perigosos do mundo. Isto porque podem transmitir ao ser humano doenças como a dengue, febre amarela ou malária, potencialmente fatais.

Ao se alimentarem, estes pequenos insetos ingerem microrganismos perigosos, que são depois transmitidos a quem é picado. Medidas de prevenção e proteção, como instalação de redes mosquiteiras e utilização de repelentes são as melhores armas de combate a esta ameaça.

Ler Mais