Do download do filme pirata ao sapo venenoso: a história da empresa que perdeu seis milhões em criptomoedas

O caso remonta a 2020, no início da pandemia, quando um download de um filme pirata por parte de um funcionário da 2gether fez com que a empresa fosse alvo do primeiro grande roubo de criptomoedas ocorrido na Espanha.

Tudo começou com o download de um filme pirata que veio com um presente envenenado: um malware do tipo RAT (Remote Access Trojan), popularmente conhecido como Trojan.

Durante algum tempo, os hackers responsáveis pelo malware entraram lentamente nos computadores e sistemas da empresa, até que seis meses depois, no verão de 2020, roubaram a carteira inteira que a 2gether estava a guardar de milhares de pessoas no valor de seis milhões em criptomoedas.

Para além do prejuízo imediato, a empresa passou por uma crise profunda, enquanto tentava pedir créditos e financiamentos para devolver o dinheiro, pagar indeminizações e negociar termos com os seus clientes.

Em novembro de 2021, o operador do site de download e outros quatro hackers foram identificados durante as investigações deste caso. Nesse mês foram feitas quatro prisões em Barcelona, ​​​​Tenerife e Bilbao, e durante as buscas foram localizados 900 mil euros em criptomoedas provenientes do roubo, conta o ‘El Pais’.

Num desenvolvimento recente, esta semana foi localizado outro envolvido no caso, que aparentemente exerceu controlo sobre um dos autores do ataque através do fornecimento de drogas rituais, entre as quais estava um sapo venenoso que pode causar alucinações, mas também morte.

Ler Mais





Comentários
Loading...