Dividendos pagos pelas cotadas já “remuneram relativamente bem”, e vão voltar a subir

A chegada da “earning season” desperta a atenção que podem esperar, segundo os especialistas, por uma subida nas remunerações dos dividendos.

De acordo com os especialistas contactados pelo ‘Negócios’, os dividendos pagos pelas cotadas do PSI “já remuneram relativamente bem o acionista”, mas devem voltar a subir devido aos bons resultados das empresas.

Esta subida nos dividendos pode ter como justificação a inflação, que fez aumentar o volume de receitas e os resultados líquidos das cotadas.

O lucro das 16 cotadas na Praça de Lisboa deve ter crescido 11,63% para aproximadamente 5,5 mil milhões de euros em 2023, em comparação com o período homólogo do ano anterior.

A época de divulgação de resultados começa já na próxima segunda-feira, 12 de fevereiro, com a porta a ser aberta pela Galp, que os analistas apontam que vá reportar uma subida de 20% nos lucros, representando a maior fatia entre as cotadas.

Seguem-se até o final do mês a Navigator (20), a Corticeira Amorim (22), o BCP (26), a Semapa (27), a EDP Renováveis (28) e a EDP (29).

As restantes cotadas do PSI apresentam os resultados do quarto trimestre de 2023 ao longo do mês de março.

“Face ao calendário das Assembleias Gerais Anuais, a dividend season vai desenvolver-se fundamentalmente ao longo dos meses de maio e junho, precedida em muitas situações pela divulgação dos resultados do quarto trimestre”, explica à Executive Digest a Maxyield.

Conheça o calendário financeiro das cotadas da Bolsa de Lisboa:

Ler Mais