Dívida pública nacional recua para 254,8 mil milhões de euros em março
Em março de 2020, a dívida pública situou-se em 254,8 mil milhões de euros, diminuindo 0,6 mil milhões de euros relativamente ao mês anterior, segundo dados do Banco de Portugal, divulgados esta segunda-feira.
Para esta diminuição, explica o regulador, em comunicado, contribuiu o decréscimo dos títulos de dívida e das responsabilidades em depósitos.
A entidade, liderada por Carlos Costa, dá ainda nota de que os ativos em depósitos das administrações públicas diminuíram 1,0 mil milhões de euros, pelo que a dívida pública líquida de depósitos aumentou 0,4 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 235,1 mil milhões de euros.
Recorde-se que em fevereiro passado, a dívida pública situou-se em 255,4 mil milhões de euros, aumentando 3,0 mil milhões de euros relativamente ao mês anterior.
Para este acréscimo contribuiu o aumento dos títulos de dívida (2,7 mil milhões de euros) e das responsabilidades em depósitos (0,4 mil milhões de euros), por via, principalmente, de certificados do Tesouro, esclarecia então o BdP.
No segundo mês deste ano, os ativos em depósitos das administrações públicas aumentaram 3,3 mil milhões de euros, pelo que a dívida pública líquida de depósitos diminuiu 0,3 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 234,7 mil milhões de euros.