Dívida pública volta a aumentar 3,7 mil milhões de euros em maio

A dívida pública portuguesa aumentou 3,7 mil milhões de euros, para 277,1 mil milhões de euros em maio. Esta subida refletiu o acréscimo de 5,3 mil milhões de euros nos títulos de dívida (bilhetes e obrigações do Tesouro), que mais do que compensou a redução de 1,4 mil milhões nos empréstimos, principalmente de curto prazo, e de 0,2 mil milhões nas responsabilidades em depósitos.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) os depósitos das administrações públicas totalizaram 15,6 mil milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 3,6 mil milhões de euros relativamente a abril. Deduzida desses depósitos, a dívida pública aumentou 0,1 mil milhões de euros, para 261,5 mil milhões de euros.

Recorde-se que, já no mês de abril, a dívida pública portuguesa aumentou 2,5 mil milhões de euros, para 273,4 mil milhões de euros, uma subida refletiu o acréscimo de 1,9 mil milhões de euros dos títulos de dívida (bilhetes e obrigações do Tesouro) e o aumento de 0,7 mil milhões de euros dos empréstimos, sobretudo de curto prazo.