Diretor da FCH-Católica integra painel internacional de investigação e estudos para o combate à desinformação

A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-Católica) anunciou a integração do Diretor Nelson Ribeiro na IPIE – International Panel on the Information Environment, um painel internacional de investigação e estudos para o combate à desinformação.

O IPIE reúne um conjunto alargado de investigadores de todo o mundo, num esforço científico alargado, dedicado a analisar sistemas de manipulação de informação, fornecer avaliações neutras sobre a condição do ambiente de informação global e avaliar as melhores soluções políticas para abordar ameaças à desinformação.

O Diretor da FCH-Católica é assim um dos investigadores que integra a recém criada organização. Doutorado em Media and Culture Studies pela Universidade de Lincoln, é Diretor da FCH e Coordenador da Área Científica em Ciências da Comunicação. Em 2022 foi premiado com uma fellowship da Universidade de Stanford para desenvolvimento da sua investigação sobre as a propaganda transnacional durante a Guerra Fria.

“É com um elevado sentido de responsabilidade que integro o novo painel IPIE, numa altura em que é claro que a desinformação é um dos principais problemas que o mundo enfrenta nos dias de hoje… Urge estudar e limitar a circulação de desinformação online, numa altura em que a ameaça é crescente dada a capacidade, quase ilimitada, de criação de informação falsa por sistemas de inteligência artificial”, afirma Nelson Ribeiro.

O cofundador do IPIE e diretor executivo do Secretariado da organização, Sheldon Himelfarb, explica que o trabalho da organização passará por, “com base na ciência, equipar os responsáveis políticos com conhecimento concreto, que é necessário para neutralizar as fontes de desinformação e a ameaça que a manipulação generalizada da informação representa.”

 

Ler Mais