Difícil de igualar: Yamaha YZF-R1M é o auge da tecnologia de corrida
Com o seu motor com cambota de planos cruzados de 200 CV, quadro compacto em alumínio/magnésio e carenagem leve em carbono, a YZF-R1M funde a tecnologia da YZR-M1 do MotoGP com o ADN da série R.
Para tempos de volta mais curtos, a moto dispõe de um sistema de mudanças rápidas (QSS) melhorado, que proporciona engates de mudanças superiores e inferiores perfeitos. A suspensão eletrónica de competição (ERS) revista ajusta automaticamente o amortecimento para proporcionar níveis ainda mais elevados de travagem, aceleração e controlo do desempenho nas curvas, enquanto a nova interface simplifica a seleção dos modos.
A nova ECU funciona com o QSS e o sistema de controlo da elevação da roda dianteira (LIF) melhorado para proporcionar uma aceleração mais forte. Os grafismos redesenhados da carenagem focam-se na sua estrutura leve em carbono.
Suspensão revista
A suspensão eletrónica de competição (ERS) revista é o sistema mais sofisticado até hoje desenvolvido pela Ohlins para uma moto de produção em massa. Com um novo software avançado, a R1M beneficia de um nível mais elevado de travagem, aceleração e controlo do desempenho nas curvas, com uma sensação na dianteira melhorada. Além disso, a nova interface permite configurar a suspensão de uma forma rápida e fácil.
Unidade de controlo de comunicações
A unidade de controlo de comunicações (CCU) tem uma função de registo de dados, que lhe permite registar uma ampla variedade de dados de corrida, incluindo tempo de voltas, posição do acelerador, localização por GPS, ângulo de inclinação e muito mais. Pode ainda ser utilizada para comunicar com o sistema de controlo de condução da Yamaha (Yamaha Ride Control ou YRC) ao visualizar, descarregar ou alternar entre os modos de funcionamento.
Sistema de mudanças melhorado
O novo sistema de mudanças rápidas (QSS) com especificações superiores proporciona engates de mudanças superiores e inferiores sem embraiagem, que ajudam a manter a estabilidade do quadro para tempos de voltas mais rápidos, reduzindo também o esforço físico e mental exigido ao piloto. Graças à função de controlo de condução da Yamaha (YRC), os pilotos da YZF-R1M também podem selecionar o seu modo QSS preferido.