Dia Nacional e Mundial da Juventude celebra hoje luta pela democracia, direitos e paz

A Federação Mundial da Juventude Democrática é uma organização juvenil internacional reconhecida pela Organização das Nações Unidas como uma ONG da juventude mundial. Fundada em 1945 em Londres, no encerramento da Conferência Mundial da Juventude, como um amplo movimento internacional da juventude após o fim da II Guerra Mundial.

Nascia, assim, uma federação de organizações representativas de mais de 30 milhões de jovens com diferentes ideologias políticas e crenças religiosas, oriundos de 63 países de todo o mundo, unidos pela necessidade de um mundo de progresso e justiça, onde se insere a luta pela paz.

É por isso que se celebra esta quinta-feira o Dia Nacional e Mundial da Juventude.

Esta quinta-feira é uma das datas mais significativas da história da luta da juventude portuguesa pela democracia, pelos direitos dos jovens trabalhadores, pela paz e pela construção de um país mais justo.

Mais recentemente, a 12 de agosto, é celebrado o Dia Internacional da Juventude, instituído pela ONU desde 1999, visando capacitar os jovens para que usufruam de uma participação completa, efetiva e construtiva.