Dia Mundial do Cacau: Sabe quais são os maiores produtores do mundo?

Esta sexta-feira, dia 26 de março, assinala-se o Dia Mundial do Cacau. A Costa do Marfim e o Gana são de longe os dois maiores produtores, representando mais de 50% do cacau do mundo.

Dados estatísticos publicados recentemente mostram a produção de grãos de cacau entre 2018 a 2020, com uma previsão para este ano por país. Segundo os dados, no ano agrícola de 2018/2019 foram produzidas cerca de 2,15 milhões de toneladas métricas de amêndoas de cacau só na Costa do Marfim.

As sementes de cacau são essencialmente produzidas em zonas tropicais à volta da linha do Equador, onde as condições climáticas são adequadas para o cultivo.

Segundo os dados da Statista, uma empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, cerca de 70% das sementes de cacau do mundo provêm de quatro países da África Ocidental: Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões.

Destaca-se também a produção de países como a Papua Nova Guiné, Indonésia, Brasil e Equador. Mas só a Costa do Marfim produz quase tanto como todos os outros países juntos.

Para o ano agrícola de 2020/2021, a Costa do Marfim vai produzir cerca de 2,15 milhões de toneladas métricas de amêndoas de cacau, segundo as estimativas da Statista. No total, juntando todos os países, este valor ascende para os 4,3 milhões.

Nos anos anteriores, em 2018/2019 foram produzidos 4,27 milhões de toneladas métricas de amêndoas de cacau. Já em 2019/2020 este valor foi de 4,19 milhões. Os dados dizem respeito a Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Camarões, Papua Nova Guiné, Indonésia, Brasil e Equador.

O cacau é originário das Américas e foi uma cultura valiosa nas primeiras culturas sul-americanas. O termo teve origem na palavra nahuatl “cacahuatl”. Muitos acreditam que a planta cresceu primeiro na Amazónia e nas bacias do Alto Orinoco, mas os Maias e os Astecas acabaram por desenvolver técnicas para cultivar o cacau com sucesso.

A planta foi considerada como um símbolo de riqueza para estas civilizações e os seus feijões foram utilizados como moeda de troca. As favas de cacau são o principal ingrediente para fazer chocolate.

Ler Mais