Dia Mundial das Redes Sociais: estratégias para melhorar a sua utilização e alertas para um uso saudável

Este domingo comemora-se o Dia Mundial das Redes Sociais. A data foi criada pelo site ‘Mashable’ em 2010, como uma forma de reconhecer a revolução digital que fez dos media um ambiente social. Aproveitando o tema, foi também ​adotado globalmente como o Dia do Profissional das Redes Sociais.

Segundo a Statista – plataforma digital de tratamento de dados estatísticos -, há atualmente mais de 5 mil milhões de identidades ativas de utilizadores em todo o mundo. Em janeiro de 2023, Portugal registava um total de 8,05 milhões de utilizadores de redes sociais, o que corresponde a 78,5% da população total do país, conforme o ‘Digital 2023 Global Overview Report’.

Neste contexto, no Dia Mundial das Redes Sociais, é essencial refletir sobre o papel que estas plataformas desempenham. Nesse sentido, a ‘Shift Your Branding Agency’, agência portuguesa de branding e design, partilha seis estratégias para melhorar a utilização das redes sociais pelas marcas:

1º Ser humano e mostrar a personalidade. Criar conteúdos autênticos que reflitam a essência das marcas e as conectem emocionalmente com o público.

2º Apostar no humor. A leveza e o bom humor captam a atenção da audiência e tornam a experiência mais agradável.

3º Acompanhar as tendências, sem as seguir “cegamente”. Adaptar as tendências à identidade das suas marcas e ao seu público, criando uma estratégia única.

4º Medir os resultados e ajustar as estratégias. Utilizar ferramentas de análise para acompanhar o desempenho das ações e otimizar campanhas.

5º Interagir com os seguidores. Responder a comentários, mensagens e participar em conversas para construir relacionamentos duradouros.

6º Promover a responsabilidade social digital. Usar a influência das redes sociais para consciencializar os seguidores sobre questões importantes e incentivar ações concretas, respeitando valores éticos e demonstrando compromisso com a responsabilidade social.

As redes sociais são ferramentas poderosas para diversos fins. Com responsabilidade, criatividade e autenticidade, as marcas podem alcançar os seus objetivos e construir uma presença digital significativa. Mas há sempre um outro lado que importa avisar.

Na Madeira, por exemplo, a Direção Regional de Saúde reforçou algumas recomendações para a promoção do uso saudável das redes sociais:

– Faça um uso positivo, evitando que as redes sociais sejam a forma exclusiva de interação, valorizando o contacto direto com familiares, amigos e conhecidos;

– Por vezes, as redes sociais são um recurso para “aliviar” a tristeza, frustração ou para esquecer os problemas. Estes sentimentos devem ser conversados com pessoas de confiança ou, caso necessário, com um profissional de saúde, em alternativa apenas à compensação online;

– Os pais devem conversar com os seus filhos sobre a utilização, sobretudo na adolescência, alertando para as situações de risco relacionadas com as Redes Sociais;

– Crie regras simples no contexto familiar, por exemplo evitar o uso do telemóvel durante as refeições de modo a que estejam disponíveis para falar olhos nos olhos e interagir;

– Lembre-se que a utilização problemática das redes sociais promove o FOMO (‘fear of missing out’),6 ou seja, o medo de perder algo importante, que pode representar um sintoma de dependência, normalmente associado a um aumento da ansiedade;

– Evite a verificação (quase compulsiva) das redes sociais, pois provoca ativação dos centros de recompensa de prazer do cérebro, que espera encontrar sempre algo bom. Mantenha práticas alternativas ao uso de tecnologia nos seus tempos livres.

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