Dia Mundial da Prevenção do Afogamento: Portugal regista 23 vítimas somente no primeiro trimestre de 2024

O Dia Mundial da Prevenção do Afogamento celebra-se anualmente a 25 de julho.

Este dia evidencia o impacto profundo do afogamento nas famílias e nas comunidades, visando incentivar para a necessidade de introduzir medidas que salvem vidas, assim como meios que previnam este tipo de acidentes.

A grande maioria dos afogamentos têm lugar em locais não vigiados, como rios, lagos, poços, piscinas e reservatórios para armazenamento de água.

Qualquer pessoa pode afogar-se, mas quase sempre é possível evitá-lo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, estima-se que cerca de um quarto de milhão de pessoas perdem a vida devido a afogamento, e quase 82 mil são crianças com idades compreendidas entre 1 e 14 anos. Isto faz do afogamento um importante problema de saúde pública a nível mundial, sendo a terceira principal causa de morte por lesões não intencionais, representando 7% de todas as mortes relacionadas com lesões.

Este Dia foi proclamado na Resolução 75/76 adotada na Assembleia Geral da ONU de 14 de abril de 2021.

A mensagem principal da campanha de 2024 neste âmbito promovida pela OMS é “Segundos podem salvar uma vida”, destacando que o afogamento pode ocorrer em apenas alguns segundos, mas, ao mesmo tempo, se existirem medidas de segurança para o evitar, também podem e devem ocorrer com a mesma celeridade.

De acordo com dados do Observatório do Afogamento da Federação Portuguesa de nadadores Salvadores (FEPONS), no primeiro trimestre de 2024 registaram-se em Portugal 23 mortes em meio aquático.

Ler Mais





Comentários
Loading...