Dia Mundial da Poupança: Quer maximizar o lucro do seu e-commerce através da logística? Siga estas 3 dicas
Num mundo onde a digitalização desempenha um papel cada vez mais fulcral, o crescimento exponencial do e-commerce era profundamente expectável. Desde a facilidade de acesso a inúmeros produtos de incontáveis marcas, até ao conforto que este é capaz de proporcionar, o e-commerce tem vindo, nos últimos anos, a ganhar força e destaque.
Por isso, é necessário que as empresas que tenham comércio online sigam as mudanças e as tendências dos hábitos e necessidades dos consumidores para ajustarem a forma como operam e para serem capazes de responder a expectativas.
Hoje, dia 31 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Poupança e a Vonzu, tecnológica catalã, partilha rês dicas que permitirão a qualquer e-commerce maximizar os seus resultados tirando o melhor partido da logística:
– Ter um sistema de trocas e devoluções eficiente: a impossibilidade de, muitas vezes, não poder trocar uma compra feita online, afasta os consumidores do e-commerce, por isso é necessário ter uma política de trocas e devoluções acessível e prática, assim comi comunicá-la ao público.
– Tornar as rotas de distribuição mais concentradas geograficamente: num estudo realizado pela consultora McKinsey & Company sobre compras online, 35% dos consumidores inquiridos revelaram que o principal motivo que os leva a não fazer compras online prende-se com o elevado tempo de espera pelas encomendas. Para resolver este problema é preciso estabelecer rotas focadas em áreas geográficas mais reduzidas, pelo que apostar em operadores locais de distribuição poderá ser uma mais-valia.
– Utilizar softwares de gestão logística ponta-a-ponta: apesar de ser exigente e demorado analisar e avaliar dados relativos a vendas e receitas, é algo que tem de ser feito, pelo que se deve adotar plataformas 360º de logística para automatizar determinadas tarefas, como gestão de inventário ou planeamento de rotas, permitirá a qualquer e-commerce ter um melhor controlo da sua atividade, permitindo uma otimização dos lucros em todas as vertentes do negócio.