Dia Mundial da Poupança: Falta de tempo e recursos são dos maiores desafios para PMEs
Estamos a passar por um contexto económico marcado pelo aumento acentuado da inflação, o que exige que as empresas recorram a uma redução de custos, através do corte em em recursos humanos ou em outros custos de forma pouco estratégica. No entanto, esta decisão pode revelar-se danosa no médio prazo, prejudicando o próprio negócio.
A Expense Reduction Analysts, consultora especializada na otimização de custos, revela que o primeiro foco das empresas deve ser a gestão de compras, que é frequentemente uma das formas mais rápidas e eficazes de reduzir custos e obter liquidez.
Desta forma, e no Dia Mundial da Poupança, a empresa, revela cinco formas de as empresas pouparem no contexto inflacionário:
– Reavaliar custo a custo: é crucial rever de forma profunda e sustentada as compras em determinadas áreas de custo, detalhando os custos existentes e sondando o mercado, para perceber que adaptações devem ser feitas para gerar liquidez.
– Olhar para os fornecedores como parceiros de negócio: esta relação deve ser de parceria e crescimento mútuo, pelo que o melhor para ambos os lados são acordos win-win que permitam reduzir custos, mas que garantam a sustentabilidade de ambas as partes.
– Não colocar em risco a operação: apesar da necessidade de corte de custos, é preciso fazer uma gestão estratégica e planificada dos custos, assegurando a qualidade e o funcionamento da cadeia de abastecimento, que, em muitos casos, está já fortemente pressionada pela entropia provocada pela pandemia.
– Olhar além dos custos centrais: alguns exemplos destas áreas são a gestão de frota, a energia, os transportes, a logística, as limpezas, o IT, os custos bancários, os materiais promocionais e as embalagens.
– Avaliar regularmente os contratos: segundo João Costa, Country Manager da Expense Reduction Analysts, “independentemente do setor ou da indústria, o equilíbrio entre custos e liquidez determina a continuidade dos negócios e, por isso, deve ser uma prioridade urgente.”