Dia Internacional da Mulher: O que aconteceu a 8 de março para assinalarmos esta data?

Hoje, dia 8 de março, assinala-se o Dia Internacional da Mulher, que simboliza a luta histórica das mulheres por condições socioeconómicas equiparadas à dos homens. Se outrora era dia de lutar pela igualdade de salários entre homens e mulheres, hoje a data é também ocasião de reivindicar o fim da violência doméstica, do machismo ou de luta por políticas públicas de defesa das mulheres.

A data de celebração foi oficializada em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), mas as origens deste dia remontam a acontecimentos históricos e políticos mais distantes.

Um deles foi o incêndio na fábrica de têxteis Triangle Shirtwaist Company, em Nova Iorque, em março de 1911, onde das 146 vítimas mortais, 125 eram do sexo feminino. As portas da fábrica estavam fechadas quando o fogo deflagrou, segundo o hábito da altura, para evitar que os funcionários saíssem do local de trabalho no horário de expediente e travar greves e manifestações.

O caso veio impulsionar a luta dos operários no pós-Revolução Industrial, não só nos EUA como também na europa, bem como levou a movimentos políticos organizados por mulheres, que eram uma força de trabalho considerável e relevante, mas muito explorada.

Outro evento ocorreu em 1910, em Copenhaga: o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, onde a alemã Clara Zetkin, do Partido Comunista alemão, propôs a criação do Dia Internacional da Mulher, sem no entanto definir uma data.

Tudo começou… Na Rússia
A homenagem instituída do Dia da Mulher tem também origem em 1917 na Rússia, no âmbito da revolução que derrubou os czares do poder. Numa marcha, milhares de mulheres saíram às ruas de São Petersburgo para pedirem pão e melhores condições de vida, bem como a saída do país da I Guerra Mundial. Os operários acabaram por se juntar à manifestação, que desencadeou uma greve de mais de 50 mil trabalhadores, e que resultou no reforço do movimento sufragista no país. A data do grande protesto foi 23 de fevereiro de 1917, segundo o calendário juliano, o que corresponde a 8 de março no calendário gregoriano.

Com as conquistas alcançadas em vários países depois da greve na Rússia, aos poucos o dia 8 de março foi ganhando forma como dia de homenagem à luta das mulheres.

Nos anos 1960 as comemorações do Dia Internacional da Mulher, de forma informal, já se haviam tornado tradição, mas só 15 anos depois é que a ONU instituiu oficialmente o dia.

Ler Mais





Comentários
Loading...