Devoluções podem ser problema: Retalhistas têm custos crescentes devido a problemas na cadeia de abastecimento
Os retalhistas depararam-se com custos crescentes devido a problemas na cadeia de abastecimento, nomeadamente nas devoluções, aponta um novo relatório da CBRE e da empresa Optoro, ao qual a ‘CNBC’ teve acesso.
O custo de processamento de devoluções aumentará nesta temporada de férias, de acordo com as previsões de logística, uma situação agravada num cenário de aumento da inflação, escassez de mão de obra e medidas restritivas decretadas devido à pandemia.
O retorno médio irá custar ao setor dois terços do preço original do produto considerando os custos de mão de obra, transporte e armazenamento, segundo os dados divulgados.
O relatório CBRE-Optoro aponta para uma subida de 7% no custo das devoluções, também chamado logística reversa – com computadores, tablets e dispositivos móveis, que têm custos de devolução até 15 vezes superiores do que as peças de vestuário, dado que os dados pessoais devem ser removidos para a devolução.
“Está a aumentar porque agora há muito mais artigos ligados à Internet com dados que precisam de ser apagados, com uma maior preocupação com a segurança”, explicou Tobin Moore, fundador e CEO da Optoro.
A CBRE e a Optoro apontam também para uma questão ambiental, dado que as devoluções requerem mais embalagem e transporte: “As nossas estimativas são de que 5,8 mil milhões de toneladas de embalagens de devoluções irão para um aterro sanitário após este feriado. O retorno desta temporada de festas também vai gerar cerca de 16 milhões de toneladas de dióxido de carbono”, disse Morris.