Destino de Puigdemont só se decide em Dezembro

É já amanhã que se realiza a primeira audiência na Bélgica referente à extradição de Carles Puigdemont para Espanha, na sequência da sentença determinada pelo Tribunal Supremo – que condenou Oriol Junqueras a 13 anos de prisão e ordenou a detenção imediata de Puigdemont.

Segundo indica o El Confidencial, porém, a audiência de amanhã deverá servir apenas para dar início ao processo. Fontes citadas pelo mesmo jornal espanhol avançam que, a acontecer, a extradição só deverá ter lugar em Dezembro. Até lá, o líder independentista poderá continuar na Bélgica, respondendo a medidas cautelares mínimas – está em liberdade, sem fiança e tem a possibilidade de sair do país, caso entenda.

Para já, o objectivo é somente fixar os trâmites do processo e as formas de procedimento, estabelecendo um primeiro contacto entre as equipas legais de ambas as partes. Após esta primeira reunião, o juiz terá 15 dias para decidir se executa ou não o pedido do tribunal espanhol.

Do lado da defesa, Carles Puigdemont irá explorar a possibilidade de obter imunidade diplomática enquanto eurodeputado eleito.






Comentários
Loading...