Foi encontrada a estrutura completa da proteína ACE2 que o coronavírus «sequestra» e usa para entrar nas células humanas, o que pode facilitar o desenvolvimento de possíveis terapias antivirais, segundo um estudo publicado na revista “Science”.

A descoberta foi feita por uma equipa de cientistas de três instituições da China, onde o novo coronavírus, que provoca o Covid-19, foi detectado em Dezembro. «A nossa descoberta não só ajuda a compreender a mecânica da infecção viral» como “facilita o desenvolvimento de técnicas de detecção do vírus e possíveis terapias antivirais», explicam a equipa, liderada por Renhong Yan, do Instituto Westlake de Estudos Avançados, analisou e descreveu a estrutura da proteína ACE2, que, até agora, não era totalmente conhecida.

O surto de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, já provocou mais de 3200 mortos e infetou mais de 94 mil pessoas em 80 países. Além das 3012 vítimas mortais na China Continental, há a registar mortes no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos e Filipinas. Das pessoas infetadas, cerca de 50 mil recuperaram.

Em Portugal, subiu esta quinta-feira para oito o número de infectados com o Covid-19, após mais dois testes positivos no Porto, avança a “RTP”. Trata-se de dois homens, entre os 40 e os 50 anos. Um esteve em Itália e o outro está relacionado com outro caso previamente diagnosticado.

A Organização Mundial de Saúde declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.

Recorde-se que a linha SNS 24 foi reforçada com 100 enfermeiros e foi criada a Linha de Apoio ao Médico (300 015 015). Há quatro hospitais de segunda linha e seis de prontidão; oito laboratórios estão aptos a realizar testes de despiste. Há duas mil camas que serão disponibilizadas progressivamente e à medida das necessidades, 300 das quais em cuidados intensivos. As Forças Armadas podem disponibilizar camas de internamento e cuidados intensivos e hospitais de campanha.

Quem vai viajar nas próximas semanas, pode recorrer à linha telefónica de esclarecimento da Deco (21 371 02 82, dias úteis, das 10 às 18 horas)