Depois de devastar Porto Rico, furacão Fiona ‘aterra’ em força na República Dominicana

Esta segunda-feira, o furacão Fiona chegou à República Dominicana, um dia após ter atingido Porto Rico, onde deixou 1,4 milhões de casas sem eletricidade e causou danos que as autoridades descreveram como ‘catastróficos’.

Em Porto Rico, os danos foram ainda mais significativos pois o país ainda recupera dos impactos do furacão Maria, que matou quase três mil pessoas e destruiu as redes elétricas em 2017.

Agora na República Dominicana, o furacão Fiona, com ventos de 140 quilómetros por hora, de acordo com medições do Centro Nacional para Furacões, nos Estados Unidos, aterrou a sul de Samana, e segue uma trajetória em sentido noroeste.

Vídeos partilhados nas redes sociais permitem ter alguma noção da força da tempestade quando chegou a terras dominicanas, bem como do trilho de devastação que deixou no seu encalço.

As previsões apontavam que a tempestade se encaminhasse para o Atlântico durante a tarde de hoje e que esta terça-feira passe ao largo das ilhas Turcas e Caicos, e poderá ganhar intensidade no final de semana à medida que se aproximar das Bermudas.

O furacão causou apagões em quase todo o país, e embora as autoridades dominicanas tenham já confirmado que conseguiram restabelecer o fornecimento elétrico a 100 mil consumidores, numa população total de 3,2 milhões, as operadoras dizem que poderá demorar vários dias até que o serviço volte a funcionar devidamente.

A República Dominicana continua a ser fustigada por chuvas intensas, trazidas pelo primeiro furacão que atinge o país desde 2019.

Apesar de terem sido resgatadas 800 pessoas que residiam em locais de risco, não há, até ao momento, registo de feridos nem de mortos, mas mantém-se o perigo de deslizamento de terras e de cheias.

O Centro de Operações de Emergência da República Dominicana prevê que o furacão Fiona ainda se faça sentir até à próxima segunda-feira, com chuva e ventos fortes, mas tudo aponta para que na manhã de amanhã o pior já tenha passado.

Ler Mais





Comentários
Loading...