Nova depressão vai agravar mau tempo em Portugal: “O teletrabalho não é má ideia”, aconselha IPMA
A depressão Babet, que desde ontem está a dar muito trabalho às autoridades e serviços de proteção civil, ainda não passou e já outra está a caminho do nosso País, trazendo um agravamento das condições meteorológicas, com mais chuva e ventos fortes, a partir de quinta-feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica que “há uma outra depressão que se aproxima de Portugal no dia 19, quinta-feira”, e que os efeitos começam a ser sentidos já a partir de quarta-feira à tarde, “nas regiões norte e centro, com um aumento de intensidade do vento e com precipitação forte”, segundo indica Paula Leitão, meteorologista, em declarações ao Público.
Será na quinta-feira que se prevê “uma situação bastante gravosa” de chuva em todo o país, e ventos muito fortes no centro e sul de Portugal.
Perante os expectáveis efeitos deste agravamento das condições meteorológicas, o IPMA considera que o “teletrabalho não é má ideia” e indica que é aconselhável “adiar uma viagem que não é absolutamente necessária”, já que se espera um dia “muito difícil” para andar nas estradas.
Já o climatologista da Planoclima, Mário Marques, explica à CNN que Leiria, Lisboa, Évora, Setúbal, Beja e Algarve serão as zonas do país mais afetadas pelo agravamento das condições meteorológicas e avisa que as “rajadas de vento que poderão atingir os 110km/h” na quinta-feira.
Já na sexta-feira, ainda haverá chuva no norte e centro, mas com um abrandamento, sendo que no fim de semana poderão haver aguaceiros, segundo o IPMA, “mas já não será com uma intensidade que cause algum problema”.