Depois da onda de calor, cheias geram o caos em Paris. Choveu em 90 minutos o equivalente a um mês
Depois de uma onda de calor que durou semanas, chega a chuva torrencial. Esta quarta-feira várias localidades de França estão sob alerta de tempestade, sendo que na costa mediterrânica esperam-se cheias e chuva e vento forte.
⚡️ #Paris : début de soirée quelque peu chahuté sur les #ChampsElysees avec le passage d’un #orage générant des #pluies intenses et de violentes rafales de #vent qui en auront surpris plus d’un ! @LCI pic.twitter.com/MACehxPzvW
— Guillaume Woznica (@GWoznica) August 16, 2022
De forts orages viennent de provoquer des inondations sur certains grands axes parisiens. Plusieurs bouches et stations de métro sont aussi sous l’eau. pic.twitter.com/Usi2aNOgHO
— Loopsider (@Loopsidernews) August 16, 2022
[LIVE] Un violent orage s’abat sur Disneyland Paris. 🌩🌧 #orages pic.twitter.com/7g8PpfvtGC
— Un Twittos (@anthonyrcsc05) August 16, 2022
Contudo, esta terça-feira o país já sentiu os primeiros impactos, quando durante a tarde capital Paris recebeu numa hora e meia quase a mesma quantidade de chuva que deveria receber ao longo de um mês inteiro.
De acordo com o serviço meteorológico francês, Météo-France, até às sete da tarde de ontem mais de 40 milímetros de chuva tinham-se precipitado sobre a metrópole francesa, fazendo com que a circulação rodoviária dentro e em redor da cidade fosse temporariamente limitada.
Também várias estações de metro tiveram de encerrar, depois de a água que caía à superfície inundar as plataformas do transporte subterrâneo.
En direct de la station Balard #Paris pic.twitter.com/YCZ7KdRFh9
— Clément Parrot (@CParrot) August 16, 2022
#France 🇫🇷 💦☔️
Flood rains in the French capital, #Paris https://t.co/zY4OPDIcRR pic.twitter.com/E1mUkQeWxe
— California🇺🇸🦅 (@OldPrague) August 17, 2022
Mas não foi somente a chuva que assolou Paris. Também o vento de fez sentir fortemente, com rajadas de 100 quilómetros por hora sentidas no topo da Torre Eiffel.
Contudo, apesar da surpresa, os transportes públicos voltaram a percorrer as ruas da capital francesa logo no final da noite.
Mais fortes foram os impactos sentidos em cidades como Marselha, onde se registaram ventos de 150 quilómetros por hora, e Montpellier, onde caíram 97 milímetros de chuva no espaço de apenas uma hora.
Esta quarta-feira, imagens divulgadas nas redes sociais online mostram queda de granizo em localidades no sudoeste de França.