Demora nos reembolsos do IRS está a ‘entupir’ serviços das Finanças. Contribuintes pedem explicações

Há muitos contribuintes que se queixam da demora na receção do reembolso do IRS, muitos tendo tratado de entregar a declaração logo nos primeiros dias. Devido ao atraso, são mais as pessoas que recorrem às Finanças para pedidos de informações e esclarecimentos, o que está a causar uma sobrecarga nos serviços.

O caso é relatado pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Ana Gamboa, à Renascença. A responsável explica casos de contribuintes que esperam pelo reembolso desde abril e recorda que “no ano passado com três semanas, as pessoas tinham o reembolso depositado na conta”.

Nesse sentido, são cada vez mais as pessoas que recorrem “aos balcões dos serviços das Finanças e mesmo na linha telefónica” para procurar explicações para o atraso.

Sem que seja comunicada uma explicação oficial para o atraso Ana Gamboa adianta que o problema pode estar relacionado, em alguns casos, com “a validação do IBAN”.

Aos trabalhadores dos impostos, têm sido transmitidas indicações para que informem os contribuintes de que “o prazo está a decorrer e que as declarações serão liquidadas e pagas dentro dos prazos legais”.

A responsável avança que a sobrecarga nos serviços de atendimento já se verifica “há muito tempo”, mas que a atual situação veio causar ainda mais pressão.

Sem uma razão comunicada pelo Ministério das Finanças ou pela Autoridade Tributária, certo é que o prazo de liquidação do IRS termina a 31 de julho e o limite para o pagamento do reembolso é a 31 de agosto.

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