Democratas abrem processo de “impeachment” a Trump

A presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi”, confirmou, esta terça-feira, um processo de destituição contra Donald Trump.

Em causa estão as suspeitas de Trump ter feito depender o desbloqueio da ajuda norte-americana à Ucrânia da abertura de uma investigação, por parte das autoridades de Kiev, ao filho de Joe Biden, candidato às próximas eleições pelos Democratas.

As ações de Trump representam “uma traição ao seu juramento, uma traição à nossa segurança nacional e uma traição à integridade das nossas eleições”, afirmou Pelosi, citada pelo The Guardian.

Donald Trump já reagiu no Twitter, dizendo que o sucedido é considerado “assédio presidencial”.

O Presidente norte-americano está a ser acusado de ter feito um telefonema para o Presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski, em julho passado, pressionando-o a investigar Hunter Biden, filho de Joe Biden, vice-presidente no mandato do Presidente Barack Obama e atual candidato à Casa Branca pelo Partido Democrata, por suspeita de irregularidades na sua ligação com uma empresa ucraniana.

O caso surgiu na sequência de uma denúncia que foi divulgada pelo diretor interino do departamento de serviços de informação, Joseph Maguire, que reportou o incidente ao Congresso, sem, contudo, prestar mais esclarecimentos, alegando privilégios presidenciais.

Três presidentes de comissões Democratas na Câmara de Representantes pediram hoje documentos relacionados com as relações entre os EUA e a Ucrânia, suspeitando de que Donald Trump abusou da sua posição de Presidente para conseguir que um dirigente estrangeiro investigasse a vida familiar de uma adversário político.

Donald Trump diz que a oposição apenas está a tentar tirar proveito político de uma situação em que, na sua opinião, se deveria investigar a ação de Joe Biden sobre o procurador-geral da Ucrânia, que pediu para ser demitido quando era vice-presidente dos EUA, mantendo a sua posição de inocência sobre qualquer pressão sobre Zelenski.

Trump anunciou entretanto no Twitter que pretende divulgar a conversa telefónica “desclassificada, completa e sem edições” que teve com Zelenski.

A gravação deve ser divulgada esta quarta-feira. Trump acrescentou ainda que a chamada foi “muito amigável e totalmente apropriada” e que este é apenas mais um episódio da “Maior e Mais Destrutiva Caça Às Bruxas de sempre”.

 

Ler Mais





Comentários
Loading...