Deco recebeu «dezenas de queixas» sobre máscaras do site 365 Inbox que nunca chegaram ao destino

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) alerta que recebeu «dezenas de queixas» de consumidores que fizeram encomendas no portal 365 Inbox. Há artigos que nunca chegaram ao destino ou cujo prazo de entrega foi «largamente ultrapassado».

A Deco indica que a maior parte dos consumidores pagaram «várias dezenas de euros» por máscaras e outros dispositivos de protecção individual. «Em todos os casos, a transacção foi efectuada com sucesso via internet e o pagamento concretizado, mas os artigos encomendados tardaram em chegar ou não foram sequer entregues aos destinatários», denuncia.

Constata, ainda assim, que nos termos e condições do portal há um alerta sobre a possibilidade de atrasos nas entregas das encomendas, atendendo aos constrangimentos provocados pela pandemia. «Não é possível apurar há quanto tempo este aviso está visível no site, mas é plausível que tal informação continue a escapar à leitura de muitos utilizadores.»

«Tendo em conta as queixas que nos chegaram, não falamos de atrasos de alguns dias, mas de várias semanas. Em todo o caso, espera-se que as empresas estejam contactáveis e disponíveis para esclarecer os clientes sobre o processo de entrega. Atendendo às queixas que nos chegaram, essa não terá sido a postura da 365 Inbox», diz a Deco.

Este não é, contudo, o único problema relatado pela Deco. «Nos termos e condições, a 365 Inbox adverte que só após a recepção das encomendas fornece informação ao cliente acerca da disponibilidade dos artigos, prevendo prazos de 10 a 20 dias úteis para entregas em Portugal», aponta, acrescentando que, quanto a possíveis devoluções ou reembolsos, «desresponsabiliza-se da generalidade das situações». O site disponibiliza-se apenas para reembolsos de produtos que os consumidores façam chegar às instalações da empresa no prazo de 15 dias úteis.

*Notícia actualizada às 16:06 com mais informação

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