De que forma o turismo está a afetar a vida dos portugueses? Inquérito quer dar resposta a esta questão
O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal (OTSCP) convida os residentes da região Centro a partilharem a sua opinião sobre os impactos do turismo através de um inquérito online.
Disponível até ao dia 30 de novembro, o estudo “O Turismo na Perspetiva dos Residentes – Centro de Portugal 2024” pretende avaliar tanto os benefícios como os desafios que a atividade turística traz aos 100 municípios da região.
O questionário, que demora cerca de cinco minutos a ser preenchido, aborda temas como a criação de emprego, dinamização da economia local, melhoria de infraestruturas e requalificação urbana. Simultaneamente, analisa potenciais problemas, como o aumento do custo de vida, superlotação, vandalismo e gestão de resíduos.
Para Francisco Dias, coordenador do OTSCP, a participação dos residentes é crucial: “O juiz supremo a quem incumbe confirmar o veredito sobre o nível de sustentabilidade do turismo no Centro de Portugal são os cidadãos que residem na região. Em última análise, o turismo só traz benefícios à região se os residentes forem dos principais beneficiários desta atividade”.
“Presume-se que uma avaliação globalmente positiva destes itens será o testemunho de que as comunidades locais estão diretamente envolvidas no planeamento do turismo, a nível local e regional, e que os residentes consideram o turismo benéfico para si e para as suas comunidades”, acrescenta Francisco Dias.
Criado pela Turismo Centro de Portugal em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, através do CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo, o Observatório tem como missão monitorizar todos os aspetos do turismo na região. O seu objetivo é fornecer informações estratégicas para empresas e organizações, contribuindo para decisões fundamentadas que promovam um turismo sustentável.
Composto por 30 investigadores de diversas instituições de ensino superior e um Conselho Consultivo Empresarial que reúne os principais agentes do setor, o OTSCP reforça a importância de um turismo sustentável, centrado nas comunidades locais e no equilíbrio entre benefícios e impactos.