De Portugal até à China, estes são os super-ricos com as maiores fortunas em cada país

Apesar de o mundo atravessar uma crise económica, esta não afeta todas as carteiras, e os super-ricos mantêm o seu estatuto em vários países. Estes multimilionários atravessam continentes e, juntas as suas grandes fortunas acumulam 322 mil milhões de euros.

Quem são eles?

China: Zhong Shanshan

Zhong Shanshan, nascido em 1954, é a pessoa mais rica da China e a 22ª do mundo. É um empresário chinês que ficou famoso como fundador e presidente da Nongfu Spring, uma das maiores empresas de água engarrafada da China. Além disso, ele é o fundador da empresa de produtos farmacêuticos e de saúde Beijing Wantai Biological Pharmacy Enterprise Co. Zhong.

 

Alemanha: Klaus-Michael Kuehne

Klaus-Michael Kuehne é um empresário alemão nascido em 1937. Ele é conhecido por ser o proprietário majoritário e presidente da empresa de logística Kuehne + Nagel, uma das maiores empresas de transporte e logística do mundo, que em 2023 faturou 25.752 milhões de euros com um lucro de 1.470 milhões. Kuehne herdou a empresa de seu avô e desempenhou um papel significativo em seu crescimento e expansão global. Ele é uma figura proeminente no mundo dos negócios e tem sido ativo em várias iniciativas filantrópicas ao longo dos anos.

 

Itália: Giovanni Ferrero

Giovanni Ferrero é um empresário italiano conhecido por ser o presidente e CEO do Grupo Ferrero, famoso por marcas como Ferrero Rocher, Kinder, Nutella e Tic Tac.

O empresário assumiu o comando da empresa após a morte de seu pai, Michele Ferrero, em 2015, e hoje tem uma fortuna avaliada em 32,3 mil milhões de euros, tornando-o o 41º homem mais rico do mundo.

 

Rússia: Vladimir Potanin

Vladimir Potanin é um empresário russo e uma das figuras proeminentes no cenário empresarial e político da Rússia. Ele é conhecido por ser o presidente e um dos acionistas maioritários da empresa de mineração e metalurgia Nornickel (anteriormente conhecida como Norilsk Nickel), uma das maiores produtoras de níquel, paládio e platina do mundo. Potanin desempenhou um papel fundamental na transformação da Nornickel em uma das maiores empresas de mineração e metalurgia do mundo.

Segundo a Bloomberg, Potanin tem 29,4 mil milhões de euros, mais do que qualquer russo no ranking.

Nigéria: Aliko Dangote

Aliko Dangote é um empresário nigeriano, magnata dos negócios e filantropo. Ele é o fundador e presidente do Grupo Dangote, um conglomerado multinacional com atuação em diversos setores, incluindo cimento, açúcar, farinha, sal, refinação de petróleo, distribuição de energia e produção de fertilizantes. O Grupo Dangote é uma das maiores empresas da África e tem uma presença significativa em vários países.

Dangote é reconhecido como a pessoa mais rica da África e um dos homens mais ricos do mundo,com uma fortuna avaliada em 20 mil milhões de euros.

 

República Tcheca: Renáta Kellnerová

Renáta Kellnerová é a líder do grupo de investimento PPF, que tem 40 mil milhões de euros sob gestão. É a principal herdeira com 59,4% do grupo, após o acidente fatal de helicóptero em que o fundador, Petr Kellner, faleceu em 2021.

É a mulher mais rica do país com 10,8 mil milhões de euros.

 

Argentina: Marcos Galperín

Marcos Galperín é um empresário argentino conhecido por fundar a MercadoLibre, uma das maiores empresas de comércio eletrônico e tecnologia da América Latina. Nascido em 1971, é amplamente reconhecido como um dos empreendedores mais influentes da América Latina e tem sido fundamental no desenvolvimento e expansão da MercadoLibre em toda a região.

Galperín é o mais rico da Argentina com seus 7,1 mil milhões de euros.

 

Portugal: Maria Fernanda Amorim

Maria Fernanda é a pessoa mais rica de Portugal, com um património líquido avaliado em 4,9 mil milhões de euros, segundo a Forbes. A sua riqueza resulta da herança que lhe foi deixada por Américo Amorim, o seu marido e presidente da Corticeira Amorim, empresa portuguesa cotada em bolsa que é o maior fabricante de cortiça do mundo praticamente desde a sua fundação em 1870.

Embora esteja na origem da fortuna da família, a Corticeira não é a joia da coroa. Essa posição é detida por uma participação equivalente a 18% das ações da Galp, avaliada em 11,4 mil milhões de euros, quase dez vezes a capitalização bolsista da Corticeira.

Ler Mais