De Carmen Dolores a Henrique Santana: CTT lança selos de homenagem às principais figuras do teatro português
Os CTT – Correios de Portugal lançaram, esta segunda-feira, uma emissão filatélica que homenageia as principais figuras do teatro português.
A emissão é composta por cinco selos, com a homenagem a cinco figuras incontornáveis dos palcos: Carmen Dolores (1924-2021), Glicínia Quartin (1924-2006), Henrique Santana (1924-1995), Vasco Morgado (1924-1978) e Francisco Taborda (1824-1909).
“Com esta emissão filatélica dedicada aos grandes vultos do teatro português, os CTT chegam a um legado que é nosso, lembrando quatro vultos do teatro nacional que este ano comemoram o seu centenário (e Francisco Taborda o seu bicentenário) ativando a nossa memória coletiva e fazendo de um selo uma porta para a memória do teatro português”, escreveu na pagela o encenador, realizador e programador Francisco Curado.
“Estes são alguns dos que fazem o teatro acontecer num momento, num gesto, num olhar, num atirar da voz que rasga a plateia. São eles que temos de continuar a lembrar em conversas, livros, filmes ou selos. É destas memórias passadas que se fazem as memórias futuras”, concluiu Francisco Curado.
Os cinco selos têm um valor facial de 0,65€ cada, com uma tiragem de 70 mil exemplares. A emissão inclui também o sobrescrito de primeiro dia e a pagela.
As obliterações de primeiro dia podem ser feitas nas Lojas CTT em Lisboa – Restauradores e Chiado, no Porto − Palácio dos Correios, no Funchal – Zarco, e em Ponta Delgada − Antero de Quental.