Das Maldivas ao Kuwait: Estes são os países que proíbem a entrada de pessoas com passaportes de Israel

As Maldivas anunciaram que vão proibir a entrada de cidadãos israelitas no pequeno país insular do sul da Ásia, em resposta ao conflito em Gaza. O ministro da Segurança Interna e Tecnologia do arquipélago fez o anúncio durante uma conferência de imprensa em 2 de junho, segundo um comunicado do gabinete do presidente. Esta decisão surge em meio à crescente pressão de líderes políticos no país de maioria muçulmana sobre o presidente Mohamed Muizzu para tomar medidas de protesto contra a guerra.

Restrições a portadores de passaportes israelitas não são uma novidade. Em 2023, 28 países não reconheciam Israel como uma nação soberana e 16 desses países não permitiam a entrada de cidadãos com passaportes israelitas.

As Maldivas suspenderam relações diplomáticas com Israel há 50 anos, mas desde o início dos anos 1990, os israelitas puderam visitar as Maldivas, após a nação levantar uma proibição anterior ao turismo israelita.

De acordo com oficiais palestinianos, a ofensiva israelita em Gaza já matou mais de 36.000 pessoas, após o Hamas e outros grupos militantes lançarem um ataque no sul de Israel a 7 de outubro, que resultou na morte de cerca de 1.200 pessoas e na tomada de 250 reféns.

A partir de 2024, vários países continuam a recusar a entrada de portadores de passaportes israelitas. Estes incluem nações-chave na região do Médio Oriente e Norte da África (MENA), como a Síria, Líbano, Irão e Iraque, que há muito mantêm políticas de não reconhecimento de Israel devido a conflitos políticos.

Esta medida alinha as Maldivas com outros estados membros da Organização de Cooperação Islâmica (OIC), que impuseram restrições semelhantes.

A Argélia, Bangladesh, Brunei, Irão, Kuwait, Líbano, Líbia, Paquistão, Síria e Iémen impõem proibições a cidadãos israelitas, incluindo árabes israelitas. Estes países não reconhecem o Estado de Israel e, como tal, não permitem a entrada de portadores de passaportes israelitas.

Veja o mapa abaixo com os territórios que não aceitam passaporte israelita

Outros países têm políticas que proíbem cidadãos israelitas, exceto em determinadas circunstâncias. O Iraque tem uma proibição de israelitas, exceto no Curdistão iraquiano, Omã não permite israelitas a menos que seja para trânsito, e a Arábia Saudita impõe uma proibição exceto para fins religiosos e de negócios.

Já a Malásia também não permite israelitas a menos que tenham uma autorização obtida do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Ler Mais





Comentários
Loading...