Das bolsas Chanel aos relógios Rolex: Estes investimentos são a “melhor proteção para a inflação”
O Credit Suisse Research Institute divulgou esta quarta-feira, em colaboração com a Deloitte e outras empresas especializadas no setor, uma análise às principais tendências nas maiores categorias de colecionáveis, dos quais fazem parte os NTFs, os novos colecionáveis digitais.
Estamos num contexto em que a palavra de ordem é a incerteza: a pandemia ainda não acabou, a inflação está muito elevada em todo o mundo, há uma guerra a acontecer na Europa e a tensão entre o Ocidente e o Oriente está a afetar mercados e sistemas financeiros.
Tendo em conta que o aumento do número de indivíduos com valores elevado de património e os níveis de riqueza estão a aumentar, os colecionadores saem beneficiados, para além da expansão para uma nova base de clientes mais jovem e mais global, facilitada pelas vendas online.
Desta forma, a análise explica como é que os colecionáveis podem ser vistos pelos investidores como uma forma de diversificar investimentos, explicando as principais tendências de performance.
A principal conclusão é que “a melhor proteção para a inflação”, medida pelo desempenho do produto em períodos de inflação muito elevada, são as bolsas Chanel, as obras de arte chinesas tradicionais e os relógios de pulso, em particular os da marca Rolex.
Automóveis clássicos:
Depois da pandemia, foi um mercado que não só recuperou acentuadamente como registou uma grande transformação devido às plataformas digitais de leilões, às novas categorias de automóveis e aos novos colecionadores. Apesar de ser frequentemente apresentada como um investimento, é muitas vezes uma paixão para os colecionadores. Desta forma, como muitos acabam por não vender os carros comprados, é um mercado mais anti cíclico do que outros.
Bons vinhos:
O mercado de vinhos, que é estimado em 5 mil milhões de dólares em vendas por ano, beneficiou com a Covid-19 e a inflação ao ver aumentar ainda mais os preços dos produtos. Esta é uma categoria que requer conhecimentos especializados e não apenas experiência financeira para obter algum sucesso económico.
Relógios e joias:
A maioria dos indivíduos de ultra-alto valor em rede (UHNWI) têm nos relógios e joias parte do património e este é um investimento importante pois representa uma reserva de valor em termos de grande incerteza como os que vivemos. A análise conclui ainda que nenhuma outra categoria tem ” tantos fins diferentes ou satisfaz tantas das nossas necessidades sociais”.
NTFs:
Apareceram em 2021 e devem continuar a crescer tanto em diversidade como em popularidade, “embora com uma base mais fundamental em oposição ao crescimento especulativo do ano passado”.