Danone vai rotular 90% dos produtos com prazo de validade para reduzir o desperdício alimentar

A Danone anunciou que vai rotular mais de 90% dos seus produtos com uma data de validade nos próximos meses de forma a contribuir para a redução do desperdício alimentar, segundo o ‘Europa Press’.

A medida foi anunciada em maio do ano passado, tendo a empresa já implementado essa mudança em 60% das suas marcas, entre as quais a Danacol, Actimel, Alpro, Vitalinea, Densia, Danonino e Oikos.

“Somos uma empresa do movimento B Corp, o que nos obriga a ser ambiciosos na luta contra as graves consequências sociais, económicas e ambientais associadas ao desperdício alimentar; e avançar para sistemas de produção totalmente circulares”, explica o Diretor de Relações Públicas da Danone Iberia, Laia Mas.

O combate ao desperdício alimentar da Danone é parte integrante da sua lista de compromissos com o meio ambiente.

De acordo com dados da DanPrint, uma ferramenta da própria Danone que visa medir as emissões de CO2 decorrentes da atividade da empresa, impedir que 1 quilo de iogurte (8 unidades) vá para o lixo significa evitar 1,8 quilo de emissões de CO2.

A Danone tem vindo a seguir e estratégia ‘Datas significativas: Olhar, cheirar, saborear’, proposta pela Too Good To Go recentemente.

A empresa pretende incorporar esse selo nos seus iogurtes e produtos à base de plantas, de forma a ajudar os consumidores a verificar se um alimento mantém as suas características de segurança alimentar após a data estipulada para o consumo.

“Os especialistas já apontam que reduzir o desperdício de alimentos é a solução número um para o combate às alterações climáticas”, explica a country manager da Too Good To Go em Espanha, Madalena Rugeroni.

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