Da Nintendo à Netflix: Unilever e P&G apostam em consumidores mais jovens
As multinacionais Unilever Plc e Procter & Gamble estão a protagonizar uma reviravolta no seu público-alvo, tendo canalizado, este ano, os usuais gastos em publicidade tradicional na TV para vídeojogos, serviços de streaming e programas de media operados por retalhistas como Walmart e Tesco, orientando, assim, o foco para o público jovem, de acordo com a ‘Reuters’.
Durante a pandemia, os seus orçamentos de publicidade digital apostaram sobretudo nas consolas Nintendo Switch e à Netflix, tendo recentemente decidido também associar-se a serviços populares como Hulu e HBO Max e a jogos como Fortnite e Animal Crossing, de forma a conquistarem a atenção dos jovens consumidores.
É indiscutível a maior apetência pelas compras online da parte destes consumidores, que evitam cada vez mais as grandes retalhistas.
De acordo com previsões da eMarketer, as vendas de comércio eletrónico no retalho em todo o mundo deverão aumentar para 4,24 mil milhões de euros (4,92 mil milhões de dólares) este ano, depois de terem crescido 25,7% no ano passado.
Em declarações à ‘Reuters’, Luis Di Como, vice-presidente executivo de global media da Unilever, diz que a empresa está a “repensar” a forma como canaliza o seu orçamento de publicidade perante o prolongamento da pandemia e a consequente mudança da forma como as pessoas compram e se divertem.
O mesmo responsável adiantou que o marketing digital da Unilever, dona de empresas como a Ben & Jerry’s e a Dove, responde atualmente por cerca de 45% do seu orçamento de media total, sendo de 40% antes da pandemia.
Um representante da P&G, detentora de marcas com Tide e Gillette, revelou que os planos da marca “estão a evoluir” para alcançar as pessoas “onde elas estão”, como plataformas de streaming e jogos.
“Parece um pouco mais arriscado (…), é testar e aprender neste momento”, comentou Elizabeth Marsten, diretora sénior da empresa de dados de marketing Tinuiti.
O orçamento total de marketing da Unilever é de 7,5 mil milhões de euros (8,85 mil milhões de dólares).
“Estamos a investir em media de retalho. Walmart, Tesco, Target e Carrefour também se estão a tornar empresas de comunicação”, disse Di Como.
A par da Unilever, também a P&G estabeleceu uma parceria com a Animal Crossing através da sua marca de lâminas femininas Venus, o que lhe permitiu criar mais tipos de pele para personagens do jogo, que representam características como sardas, acne, celulite, cicatrizes de cabelo, estrias e psoríase.